IEQ Templo da Redenção

IEQ Templo da Redenção

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Mensagem "A escolha de Deus para servir ao Seu Reino"

MENSAGEM: A ESCOLHA DE DEUS PARA SERVIR AO SEU REINO
TEXTO: (Marcos 15.21).
INTRODUÇÃO: Muitas vezes em nossa caminhada paramos para refletir e começamos a nos fazer as seguintes interrogações
1) Como eu estou em Deus?

2) O que tenho produzido para Deus tem sido o meu melhor?

3) Será que estou no local certo, na cidade certa, no ministério certo?

Vamos aprender com a historia de Simão Cirineu

Simão, o Cireneu

- Aos  olhos naturais parece que ele estava no lugar errado e na hora errada.
- Enquanto Jesus fazia o seu árduo percurso do Pretório até o Gólgota, os soldados romanos  obrigaram Simão a trabalhar. Tudo o que se sabe desse homem acha-se na combinação dos relatos de Mateus, Marcos e Lucas: "E, como o conduzissem, constrangendo um cireneu, chamado, Simão, pai de Alexandrre e Rufo, que vinha do campo, para que carregassem-lhe a cruz". É tudo o que temos.

- Cirene ficava na costa da África do Norte e tinha sido fundada como uma colônia grega por volta de 600 anos antes. Nessa comunidade grega, mais tarde entregue à posse dos romanos, foi acolhida uma grande comunidade de judeus. A população judaica dessa província romana era tão significativa, que Jerusalém tinha o orgulho de ter uma "Sinagoga dos Libertos" para os visitantes de Cirene e para outros estados livres (Atos 6:9).

- Ao que tudo indica, Simão encontrava-se em Jerusalém em razão da Páscoa. É Marcos quem registra que Simão foi escolhido por acaso: "Que passava, vindo do campo". Nada em nenhum dos evangelhos leva a crer que ele tenha tido alguma participação na trama para destruir Jesus. Parece que se tratava de um espectador inocente.

- ALGUNS PONTOS IMPORTANTES

1º - JESUS LEVOU A CRUZ NA CONDIÇÃO DE HOMEM.

Por que Jesus, a caminho do Calvário, permitiu que alguém o ajudasse a levar a cruz?
Ele não poderia ter realizado um milagre como tantos outros que realizou anteriormente? Não poderia ter feito uso de sua onipotência, aquela onipotência com a qual Ele criou todas as coisas e sustenta o universo inteiro?
Jesus tinha poder suficiente para restaurar suas próprias forças, reerguer a cruz e voltar a caminhar de maneira firme até o local da crucificação. Por que não o fez? Poderia também ter chamado naquele momento milhares de anjos, e a ajuda de um só deles seria mais do que suficiente para reerguê-lo e ajudá-lo a levar a cruz. Jesus poderia ter feito qualquer uma dessas coisas, mas não as fez. Por quê?

Ele não chamou os anjos para socorrê-lo porque a cruz não era para os anjos. Ele também não realizou nenhum milagre para carregar a cruz porque aquela era a cruz dos homens e dele, Jesus Cristo, Homem. Portanto, era necessário que Ele a levasse na sua condição de homem, e que os homens a levassem com ele. Por isso Jesus consentiu que Simão Cirineu o ajudasse a levá-la.

2º - SIMÃO CIRINEU TINHA RESPONSABILIDADE NAQUELA SITUAÇÃO

- Embora possamos considerar Simão um espectador inocente preso pelas circunstâncias, será que o homem pode de fato ser considerado inocente?
- O que acontecia aqui era a redenção de toda humanidade, inclusive dele.
- Simão foi testemunha ocular do que devemos testemunhar pela fé: "O Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (João 1:29).

- Muitos estão hoje, se escondendo de fazer a obra de Deus, parece que precisa ser obrigado.
- Só podemos ficar nos perguntando se ele jamais veio a perceber a importância daquele momento. 
- É difícil crer que Simão nunca tenha ouvido sobre Jesus. Embora ele vivesse num país estrangeiro, toda Jerusalém havia estado agitada com as notícias do carpinteiro de Nazaré. O trabalho do Messias não tinha ocorrido dentro de um armário. Ele tinha entrado na cidade em meio ao grande alvoroço por parte do povo; ele havia expulsado do templo os comerciantes; ele continuou a curar os enfermos; regularmente rebateu os fariseus e escribas; e tinha ressuscitado Lázaro do túmulo. A nação de Israel podia estar dividida quanto à identidade dele, mas tinham de reconhecer a sua presença.

3º - AQUELES QUE SE TORNAM ALIADOS DE CRISTO, VALORIZA O SEU SACRIFICIO. Depois que ele aceita levar a cruz se torna um aliado de Cristo, no percurso Simão começa a sofrer também ao ver o sofrimento de Jesus, um Simão já envolvido com Cristo.

- Será que dentro as multidões que seguia a Jesus e até mesmo entre os seus discípulos não havia nenhum voluntário pronto a ajuda-lo. Jesus não tinha condições nenhuma de subir o monte calvário que tinha 900 metros e precisava de alguém para ajuda-lo. O Próprio Simão Pedro que Jesus chamou para segui-lo este também foi o primeiro a fugir da cruz, dizendo que nunca tinha visto Jesus, acompanhando todo o acontecimento de longe.

4º - HÁ UM CHAMADO GRITANDO DENTRO DE NÓS
"Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me." (Mt 16.24)

O que significa tomar a cruz de Cristo e carrega-la?
Muitos erroneamente pensam que tendo uma doença ou um familiar problemático isto é carregar a cruz de Cristo. Mas se isso fosse nada adiantaria o sacrifício de Cristo para nos dar cura divina, libertação (João 8:36), etc.
“Jesus disse vinde a mim todos os que estão sobrecarregados e Eu vos aliviarei, tomai o Meu julgo que é leve e suave.” (Mateus 11:27-30) Portanto, a Cruz de Cristo não é vivermos carregando uma maldição mas sim estando lado a lado com Ele no plano de Redenção de toda a humanidade.
Você como Simão Cirineu faz parte desta maravilhosa obra.

- Você já tentou se colocar no lugar de Simão no exato momento que obrigaram ele a levar a cruz?
Provavelmente ocorreu um gemido em sua alma: Porque eu?

Às vezes questionamos o agir de Deus, questionamos o lugar onde ele nos colocou. Não entendemos o jeito do Senhor trabalhar.

Você foi escolhido por Deus para estar justamente nesta empresa, nesta igreja, neste bairro, nesta cidade.

Para de reclamar deste lugar dizendo que é ambiente de incrédulos e pessoas sem compromisso com Deus.
 “Eis a oportunidade de você fazer a diferença neste lugar”


Simão poderia ter questionado o porquê da escolha de Deus. Porque Senhor, tu não me deste uma função mais “light”. Carregar a cruz é algo vergonhoso demais e muito pesado.

5º - NÃO RETROCEDA NO SEU CHAMADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

- Simão Cirineu, não obstante, ser obrigado a carregar a cruz de Cristo, desfrutou do melhor esforço que fizera em sua vida, teve uma experiência pessoal com Cristo sofredor, converteu-se e ensinou a família o valor e a honra de contribuir com a obra de Cristo.
Um de seus filhos é  citado em Romanos, como um excelente obreiro e fiel ajudador, carregando a cruz de outro: a de Paulo.
Saudai Rufo, eleito no Senhor, e igualmente a sua mãe, que também tem sido mãe para mim.” Romanos 16:13

Jesus fazia a vontade de pai, realizava sua obra de redenção.
A redenção não aconteceu no caminho do calvário, mas na sua morte na cruz.
Ao carregar a cruz de Jesus, Simão estava realizando a obra de Deus.
Jesus espera que nos coloque-mos na posição  de Simão, e junto com Ele realizemos a obra de redenção da humanidade.

Em Atos 13:1 ele reaparece como, Simeão Níger, Simão o negro, ele é um dos pastores da igreja, é o homem que impõe as mãos sobre Paulo para enviá-lo ao campo missionário. O homem que um dia carregou a cruz à força agora é um dos pastores da igreja, ele assumiu a cruz.

Conclusão: Somos chamados hoje a sermos os Simão Cirineu e carregarmos a cruz de Cristo. Isto é, fazer a obra de Deus, ajudando no plano de Redenção de toda a humanidade.
 
Depois da Pregação Pr. Roberto passou um vídeo 
"Ministração da Cruz" para Igreja.
VEJA A SEGUIR !




Jesus vos abençoe!



Nenhum comentário:

Postar um comentário